EQUIPE  Pré-Matrimônio
V

Paulo e Inês

Assessor Paroquial

A Equipe Pré- Matrimônio é um ramo da Pastoral Familiar que atua na evangelização dos noivos em sua preparação para receberem o sacramento do Matrimônio. Ele visa criar iniciativas que promovam a vocação matrimonial, para que seja vivida como uma decisão consciente. O desafio da nossa ação pastoral é, portanto, a formação integral que deve ser um processo de formação permanente e continuada e que acompanhe toda a família.

Ao lado as próximas datas de início do Curso Pré Matrimônio.

Âncora 2
PASTORAL Familiar

Roberto G. Pio e Sueli

Assessor Paroquial

O objetivo geral é servir e promover em sintonia com toda a Igreja e Sociedade, a cultura da vida e do amor, dedicando-se à defesa da vida e da família.

A Pastoral Familiar surgiu da necessidade de atuação da Igreja junto às famílias devido às amplas, profundas e rápidas transformações da sociedade e da cultura, pondo em questão esta instituição que constitui o essencial da sociedade. A família sempre foi de grande importância para a Igreja, pois através dela que o homem começa sua vida e forma sua base.

Pós - M.
EQUIPE Pós -Matrimônio

Pio e Sueli

Assessor Paroquial

O cuidado pastoral da família regularmente constituída significa, em concreto, o empenho de todos os membros da comunidade eclesial local em ajudar o casal a descobrir e a viver a sua nova vocação e missão. Para que a família se transforme mais numa verdadeira comunidade de amor, é necessário que todos os membros sejam ajudados e preparados para as responsabilidades próprias diante dos novos problemas que se apresentam para o serviço recíproco e para a participação ativa na vida da família.

Acompanhar os esposos, para ajudá-los a crescerem na fé e aprofundar-se no mistério do matrimônio cristão. Assim, serão ajudados a ser felizes, ensinando-lhes a cultivar o amor, a entrar em diálogo, a trocar delicadezas e atenções, a centrar no lar todos os interesses da vida. O setor Pós-matrimonial desenvolve um trabalho buscando atender as necessidades de cada família.

Na ação pastoral para com as famílias, a Igreja deverá prestar uma atenção especial para educá-las, a viver responsavelmente o amor conjugal em relação, com as exigências de comunhão e de serviço à vida, como também a conciliar a intimidade da vida de casa com a obra comum e generosa de edificar a Igreja e a sociedade humana.

2 união
CASAIS EM Segunda União

Celso Henrique e Rosely Machado

Casal Responsável

Comissão Paroquial para a Vida e Família

Encontro de Casais em 2ª União Estável constitui-se num dos Setores da Pastoral Familiar (chamado Setor dos Casos Especiais) cujo objetivo de desenvolver a acolhida e a evangelização dos casais recasados.

Não se trata de um movimento, nem de uma atividade pastoral paralela, mas sim um serviço da Pastoral Familiar, e nela deverá estar inserido e totalmente integrado.

Sua meta é atender casais constituídos por pessoas que foram casadas (unidas pelo Sacramento do Matrimônio, na Igreja Católica), que se separaram ou se divorciaram e realizaram uma nova união estável e que desejam voltar a participar da vida da Igreja.

Casais com Cristo
ENCONTRO DE Casais COM Cristo (ECC)

Pio e Sueli

Assessor Paroquial

O Encontro de Casais com Cristo (ECC) é um serviço da Igreja em favor da evangelização das famílias. Procura construir o Reino de Deus aqui e agora, a partir da família, da comunidade paroquial, mostrando pistas para que os casais se reencontrem com eles mesmos, com os filhos, com a comunidade e, principalmente, com Cristo. Para isto, busca compreender o que é "ser Igreja hoje" e de seu compromisso com a dignidade da pessoa humana e com a justiça social.

A evangelização do matrimônio e da família é missão de toda a Igreja, em que todos os fiéis devem cooperar segundo as próprias condições e vocações. Deve partir do conceito exato de matrimônio e de família, à luz da Revelação, segundo o Magistério da Igreja (Orientações pastorais sobre o matrimônio – CNBB Doc. Nº 12 / DN-pág. 13).

Ns Sra
EQUIPE DE Nossa Senhora

Assessor Paroquial

A criação de um Movimento de casais desejosos de se santificarem no e pelo sacramento do Matrimônio foi um grande acontecimento na Igreja, uma verdadeira revolução.

As Equipes de Nossa Senhora propõem-se ser um movimento de Espiritualidade Conjugal com uma metodologia para uma vida de equipe numa “Comunidade cristã de casais”, o que, nessa altura, era uma novidade e que é hoje considerado um carisma, um dom dado por Deus à sua Igreja.